quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Galeria de drenagem pluvial é trocada em bairro de Venda Nova

Servidores da Prefeitura trabalham já há alguns dias na substituição da galeria pluvial que drena a água das chuvas do bairro Vila da Mata para o Rio Viçosa. O objetivo é evitar os frequentes alagamentos enfrentados pela população em épocas chuvosas. O trabalho segue em ritmo acelerado e será concluído o mais breve possível.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Venda Nova

O prefeito Braz Delpupo ressalta a tranquilidade que a obra vai trazer para a população. “Toda vez que chove, os moradores ficam inquietos sabendo que pode entrar água em casa, sujar móveis, deixar as ruas intransitáveis. A galeria que hoje existe lá suportaria a demanda sem problemas, mas houve falta de manutenção e as manilhas assorearam. Não foi feita a limpeza das caixas de decantação por um bom tempo e hoje essas manilhas não estão nem com 20% da capacidade de vazão. As novas vão dar tranquilidade total, porque são muito grandes, não tem como assorear”, comenta Braz.

As manilhas anteriores estão sendo substituídas por peças com tamanho de um metro e meio em cada lado (veja na foto). Com isso, a quantidade de água que pode passar é maior que a suportada pelos componentes anteriores. A princípio, serão instalados 126 metros de galeria, mas a Prefeitura vai avaliar a necessidade de ampliação.

Além de ter peças maiores, outra estratégia para melhorar a drenagem está na forma como a galeria é conectada ao Rio Viçosa. “Antes, ela chegava de frente com o rio. Isso fazia com que a água do Viçosa formasse uma barreira para a que vinha da captação. Agora, vai terminar com a água chegando no sentido da correnteza, evitando essa barreira”, explica Gilmar Dela Costa, secretário de Obras e Infraestrutura Urbana.

O prazo de conclusão da obra depende de uma série de detalhes que precisam ser observados, como a instalação de esgoto da Cesan, instalações elétricas, além das construções que estão acima do solo. Contudo, a Prefeitura está trabalhando em ritmo forte para concluir o serviço o mais breve possível e ajudar a população da Vila da Mata a não sofrer mais com alagamentos.

Fonte: Prefeitura de Venda Nova

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: