quinta-feira, 22 de junho de 2017

Feridos em acidente na BR-101 precisam de doação de sangue.

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), que já estava com o estoque do banco de sangue abaixo do ideal em decorrência dos feriadões, precisa ainda mais da solidariedade dos capixabas para conseguir atender às vítimas do acidente que registrado na manhã desta quinta-feira (22) na BR- 101, em Guarapari. 
Foto: Folha Vitória
Diante da gravidade do acidente, a direção do Hemoes, pede apoio da população para que realize a doação de sangue, que é indispensável para o funcionamento dos serviços de saúde. O estoque do banco estadual precisa, principalmente, de sangue O negativo, que pode ser transfundido em pessoas com qualquer outro tipo sanguíneo.
São captadas, em média, 80 bolsas de sangue por dia, sendo que o ideal seria a captação de 100 bolsas. A direção ressalta ainda que é responsável por fornecer sangue para os hospitais públicos de todo o Estado e depende da doação da população para abastecer o estoque. 
 QUEM PODE DOAR?
 Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal
Quem tomou a primeira dose de vacina contra a febre amarela ou a dose de reforço – que é aplicada após dez anos da primeira – deve aguardar o prazo de 30 dias para fazer a doação. 
Os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
  ONDE DOAR? 
  • Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Contato: (27) 3636-7900/7920/7921
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Clique e veja o endereço!
Funciona de segunda-feira a sexta das 07 às 19h, e sábado, das 7h às 13h.
• Unidade de Coleta à Distância da Serra
Contato: (27) 3218-9429/ 3218-9242
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Clique e veja o endereço!
Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h.
• Hemocentro de Linhares
Contato: (27) 3264-6000/ 3264-6019
Endereço: Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Clique e veja o endereço!
Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.
• Hemocentro Regional de Colatina
Contato: (27) 3717-2801
Endereço: Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Clique e veja o endereço! 
Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.
• Hemocentro Regional de São Mateus
Contato: (27) 3767-7957
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Clique e veja o endereço!
Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30. 
ACIDENTE
O acidente aconteceu no início da manhã desta quinta-feira (22) na altura km 343 da BR-101, em Guarapari. Ao menos 15 pessoas morreram carbonizadas na batida, que envolveu um ônibus da viação Águia Branca, que seguia de São Paulo para Vitória, além de ambulâncias de Jerônimo Monteiro e Alfredo Chaves, e uma carreta carregada com granito. 
Cerca de dez ambulâncias, além do Corpo de Bombeiros, equipe de resgate da ECO 101, concessionária que administra a rodovia, e helicópteros da Polícia Militar foram acionados para atender a ocorrência. Vários policiais civis também estão no local e trabalham para a retirada dos corpos.
Foto: Folha Vitória

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: