quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ônibus do Hemoes estará no Detran|ES nesta quinta (23)

O ônibus do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) estará na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) nesta quinta-feira (23), das 7 às 13 horas – com cadastro de doadores das 7h30 às 12h. O objetivo é incentivar que servidores do órgão façam a doação. As pessoas que trabalham ou moram nas proximidades ou que estiverem passando perto do local também podem participar desse ato de solidariedade, que salva muitas vidas

Foto: Divulgação
A unidade móvel está circulando por vários órgãos púbicos em Vitória nestes dias que antecedem o feriado de Carnaval para ajudar a aumentar a coleta de sangue. A diretora do Hemoes, Sibia Marcondes, explica que o número de doações reduziu muito no início do mês e o banco de sangue precisa ser recuperado para atender bem a população.


Ela pede que as pessoas realizem esse gesto de solidariedade antes de cair na folia. “O hemocentro tem que estar sempre abastecido porque diariamente os hospitais públicos precisam de sangue para cirurgias ou para tratar pacientes com doenças que exigem transfusão sanguínea. Além disso, a maior parte dos municípios capixabas está com vacinação cautelar contra febre amarela, o que deixa a população desses locais impossibilitada de doar por um período. Outro fator importante é que estamos perto de um feriado prolongado e, em períodos assim, a demanda por transfusão de sangue nos hospitais tende a aumentar”, detalhou a diretora.


Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal.

Quem tomou a primeira dose de vacina contra a febre amarela ou a dose de reforço – que é aplicada após dez anos da primeira – deve aguardar o prazo de 30 dias para doar sangue.

Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.


SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: