domingo, 28 de agosto de 2016

Rádio Educadora realiza debate sem a presença do candidato Edélio Guedes

Manuel Rafael Campos, o Paulistão (SD), e Pedro Wil (PT), concorrem democraticamente ao cargo de prefeito do município de Afonso Cláudio, região serrana do Estado. Ambos estiveram lado a lado em um pioneiro debate realizado pela Rádio Educadora na manhã desse sábado (27). Edélio Guedes (PMDB), que também é postulante ao cargo, não compareceu.

Foto: Kennedy Lenk
Por meio de um ofício, Edélio Francisco Guedes comunicou a coordenadora e diretora da Rádio Educadora, a Drª Marcia Seibel, que não participaria do evento por conta de uma gripe e de outros compromissos assumidos anteriormente. Sexta (26), a organização reiterou o convite por telefone. Segundo a organização do debate, Edélio relatou que pensaria no assunto, e a  programação do evento atrasou, aguardando o ex-prefeito.

Foto: Kennedy Lenk
No dia 12 de agosto, ocorreu uma reunião na sede da emissora com as participações de Pedro Vill, Manuel Rafael Campos, o Paulistão, e com o coordenador da campanha de Edélio. Na ocasião o coordenador, Eliésimo Rosa, não mencionou sobre compromissos que seu candidato teria no dia do debate. No final do evento, o petista Pedro Vill, disse que considera um desrespeito aos eleitores a ausência de Edélio no debate. 


O debate teve início às 9 horas, com o mediador Theodoro José Thiago, o Bidu. Importantes temas com direito a réplica e tréplica ocorreram no primeiro bloco. A mobilidade urbana, saúde, educação e agricultura foram os principais assuntos debatidos de forma esclarecedora pelos concorrentes. A primeira pergunta foi sobre mobilidade urbana, que Pedro Vill simplificou dizendo que, vai dar atenção à questão e criar o projeto “calçada cidadã”.

Foto: Kennedy Lenk
Sobre crise hídrica, perguntado por Manuel, que considera uma ação pontual, Pedro Vill relatou que irá realizar zoneamento ambiental. Disse que vai trabalhar em parceria com universidades, instituições de pesquisas, com agricultores e entidades. Relatou que dessa forma, terá condições de identificar os potenciais do município, mas acima de tudo, segundo ele, é primordial respeitar o meio ambiente.

A segunda parte do debate foi de perguntas elaboradas por ouvintes, depositadas em uma urna na emissora. Ficou determinado na reunião que duas perguntas seriam escolhidas para os candidatos. O primeiro a responder, por meio de sorteio, foi Manuel Rafael Campos e o tema tratava de receita instável e sonegação de impostos. Em sua resposta, afirmou que vai implantar uma fiscalização mais eficiente, investir na agricultura familiar, resgatar as festas tradicionais e investir no turismo.

Foto: Kennedy Lenk
A próxima pergunta foi para Pedro Vill, sobre cultura, que já é desenvolvida com qualidade no município. O petista relatou que no seu governo o município vai valorizar a Banda Marcial, os artistas de qualidade do município, que segundo ele, está no anonimato. Falou da Folia de Reis e afirmou que vai realizar com frequência, eventos teatrais, envolvendo principalmente as escolas.

No terceiro e no último bloco, surgiram temas livres e perguntas elaboradas pela coordenadora, a Drª Márcia Seibel. Foram perguntas relacionadas à saúde, agro-turismo, agricultura e educação.  Ambos enfatizaram que são assuntos prioritários e citaram caminhos para enfrentar os obstáculos e avançar nas questões pontuais. Nas declarações finais, Pedro e Manuel, destacaram o que consideram importantes e pediram votos.

Texto: Kennedy Lenk

Fonte: Montanhas Capixabas

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: