segunda-feira, 4 de julho de 2016

Ocupação Social: 440 vagas gratuitas em cursos de qualificação

“Não esperava que um curso, no meu bairro, tivesse tanta qualidade”, contou animado, Adilson Santana da Silva Júnior, 23 anos, um dos jovens alunos do curso de Eletricista Predial, oferecido no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Assim como ele, outros jovens terão oportunidade de buscar a qualificação profissional nos próximos meses. O Senai-ES, em parceria com o Governo do Estado, vai abrir 440 vagas gratuitas em nove cursos, preferencialmente para os moradores de bairros do Ocupação Social.

Foto: Reprodução
O governador Paulo Hartung explica que o Ocupação Social faz uso de técnicas e metodologias avançadas para conhecer a realidade dos jovens e desenvolver alternativas para reinserção social. Hartung ressaltou que para o programa ser eficaz é necessário participação de demais membros do Poder Público, iniciativa privada e sociedade.

"Esse programa tem como foco adolescentes que não estudam, não trabalham, não buscam acesso ao ensino e não procuram vaga no mercado de trabalho. É um Programa inovador que vai ao encontro da atual realidade dos jovens e permite ao Poder Público uma melhor compreensão para, em parcerias, desenvolver um conjunto de ações que permitam envolver, mobilizar e mudar a realidade de nossos jovens e adolescentes", disse Hartung.

As aulas serão ofertadas nas comunidades, e as inscrições foram abertas nesta segunda-feira (04) e seguem até quinta-feira (07) para as turmas em Vila Velha, no bairro São Torquato, nos cursos de Padeiro e de Eletricista Predial.

As demais inscrições acontecem em outras duas etapas, em bairros do município da Serra: a primeira entre 23 e 28 de julho, para Central Carapina, Novo Horizonte e Jardim Carapina; e a segunda de 20 a 25 de agosto, para Feu Rosa. E serão ofertados cursos de Costureiro Industrial, Instalador Hidráulico, Pintor de Obras, Auxiliar de Logística, entre outros.

Após a inscrição, que será online, há um prazo para publicação do resultado final, seguido de matrícula, realizada no local onde será ofertado o curso. As aulas devem começar entre final de julho e primeira quinzena de setembro.

Entre os pré-requisitos para se inscrever, os interessados precisam ter idade mínima de 16 anos, sendo de 18 anos para quem escolher o curso de Pintor de Obras; residir no bairro ou cidade onde o curso será ofertado; e ter a escolaridade mínima exigida para o curso escolhido.

Os cursos são ofertados pela Unidade Integrada de Ações Móveis, e vão acontecer em espaços cedidos pelas comunidades, aproveitando a infraestrutura já existente ou contando com os kits disponibilizados pelo Senai-ES, que leva e instala os equipamentos necessários no local das aulas.

As vagas gratuitas são destinadas a pessoas de baixa renda e serão abertas 20 vagas por turma. Haverá aulas pela manhã, das 8h ao meio-dia; pela tarde, entre 13 e 17 horas; e à noite, das 18 às 22 horas. Em média, cada curso terá carga horário de 200 horas, com exceção das turmas de Almoxarife, com 160 horas de aula, e de Mecânico de Manutenção de Motocicleta, com 300 horas no total.

O aluno só terá direito ao Certificado de Conclusão do Curso se obtiver a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso e ter o aproveitamento igual ou superior a 60%.

Formatura

No próximo dia 13 de julho, acontece a formatura dos alunos das cinco turmas abertas para os jovens moradores dos bairros Nova Rosa da Penha e Nova Esperança, em Cariacica. Inclusive a do jovem Adilson. Mais de 70 alunos receberão certificado de qualificação profissional em Eletricista Predial, Padeiro e Operador de Computador.

“Optamos por começar as ações do Senai-ES por apenas dois bairros como experiência. E foi um sucesso. A relação dos instrutores com os alunos foi maravilhosa e todos já aguardam novas oportunidades para as comunidades”, disse a secretária Gabriela Lacerda.

Confira as vagas por região


SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: