sexta-feira, 10 de junho de 2016

Ceturb: terminais mais ecológicos

Usar água de forma consciente e reciclar óleo de cozinha agora fazem parte da rotina do Transcol. É isso mesmo. Neste mês, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) vai lançar três projetos em comemoração à Semana Internacional do Meio Ambiente, que encerra neste sábado (11).

Foto: Assessoria de Comunicação/Ceturb-GV

Um dos projetos é a coleta de óleo de cozinha usado nas lojas dos terminais de integração de Cariacica. O termo para a realização da iniciativa foi assinado nesta sexta-feira (10), e será uma cooperação técnica entre a Ceturb-GV e a prefeitura do município.

A coleta será feita pela Prefeitura de Cariacica nos terminais Campo Grande, Itacibá e Jardim América, em um projeto piloto que poderá se estender a outros terminais. O material coletado, por meio de doação dos lojistas, será destinado aos Projetos “De Olho no Óleo” da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente e Projeto “Sustentabilidade à Mesa”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Este último, trabalha com reciclagem do óleo usado em cozinha de bares, restaurante e hospitais e reaproveitamento das embalagens de madeira, revertendo em alimentos e materiais necessários para armazenamento e distribuição de cestas básicas.

“A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte da agenda de todos os gestores, seja de órgãos governamentais, seja da iniciativa privada”, ressaltou o diretor presidente da Ceturb-G, Alex Mariano, no ato da assinatura do termo de cooperação técnica, juntamente com o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior.

“Nós, gestores, começamos a entender que, independentemente da área em que atuamos, temos capacidade de realizar atos concretos que dão resultado à preservação ambiental no dia a dia”, afirmou o prefeito.

Água

Outros dois projetos têm o objetivo de economizar água nos terminais do Transcol, com a adoção de medidas simples, porém de efeitos importantes. Já foi enviada a todos os lojistas, dos dez terminais de integração, um ofício contendo dicas e orientações para o consumo consciente de água nas mais de 100 lojas espalhadas nesses locais.

Outra medida que será implantada é a instalação de válvulas para a redução do consumo de água nos banheiros dos terminais. Já está em teste um medidor de vazão de água nos sanitários, para posteriormente, após instalada a válvula de redução, ser feita a leitura de quantos metros cúbicos serão economizados. A partir daí, será feita a aquisição para todos os banheiros dos terminais.

Os três projetos estão sendo coordenados pelo Programa de Responsabilidade Socioambiental (Prosa) da Ceturb-GV. “Sabemos de nossa responsabilidade para com o meio ambiente e da importância da participação de todos para obtenção de resultados positivos”, frisou a coordenadora do Prosa, Neila Scalser.

Fonte: Ceturb GV

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: