terça-feira, 6 de outubro de 2015

Secult e Funarte promovem oficinas gratuitas

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) vão promover, gratuitamente, entre os dias 19 e 30 de outubro, as oficinas ‘Trilha sonora para cena’, ‘Montagem e operação de luz’, ‘Cenotécnica / contra-regragem’ e ‘Criação de figurino’. A ação integra o Cena em Construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015.

                                                                                                              Foto: Divulgação

O Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. Serão 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 10 cidades visitadas.

Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Por meio das atividades, a Funarte pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.

Com do Cena em Construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

Sobre as oficinas:

- Oficina de Montagem e Operação de luz
Esta oficina tem entre seus objetivos proporcionar a aproximação com habilidades técnicas (desde o reconhecimento da estrutura elétrica até a confecção de mapas e a operação) e conhecimentos avançados na manutenção de equipamentos e criação artística para o ofício do iluminador cênico (desde a história da iluminação no espetáculo até novas tecnologias na área), visando capacitação inicial de mão de obra para atendimento dos segmentos artísticos circo, dança e teatro.

A oficina será ministrada por Flávio Andrade, que atua desde 1991 na área de iluminação. Começou a carreira no Teatro Maria Della Costa como técnico responsável. Realizou diversas oficinas, através da Secretaria Municipal de Joinville e pelo Sesc, nas áreas de criação e operação de luz e trabalhou na concepção de iluminação cênica para diversos espetáculos e até para o cinema.

Serão ofertadas 30 vagas. A oficina vai acontecer entre os dias 19 e 23 de outubro, das 09 às 13 horas, no Theatro Carlos Gomes.

- Oficina de Criação de Figurino 1
A instrutora Elsa Wolf é artista circense e tem vasta experiência na criação de figurinos para a área de circo. Confeccionou figurinos para a Oz Academia de Aéreos, Academia Brasileira de Circo, Circo Picadeiro, Circo Romano Garcia, Circo Atayde Hermanos (México), Circo Real Espanhol (Argentina), Circo Fiesta, Evento Skol, Grupo Balaio, Grupo Circo Nosso, Grupo Falcon Fort Fun (Alemanha).

A oficina tem o olhar sobre a criação de figurinos para espetáculos circenses. Trabalha o aproveitamento e escolha de tecidos para cada figurino, bem como tipo de costura para cada tecido (lycra, brim, algodão, tule, etc), desenho e corte de moldes, reforma de figurinos usando criatividade, manipulação de máquina comum e overlock, aplicação de adornos, lentejoulas, strass, vidrilhos.

Serão ofertadas 20 vagas. A oficina vai acontecer entre os dias 19 e 23 de outubro, das 13 às 17 horas, na Universidade Vila Velha (UVV).

-Oficina de Cenotécnica e Contra-regragem
A oficina, que vai acontecer entre os dias 26 a 30 de outubro, das 09 às 13 horas, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, compartilhará a experiência profissional de cenotécnica e contra-regragem, buscando a capacitação para o mercado, com aulas teóricas e práticas.

O instrutor Bruno Matos foi coordenador de cenotécnica do Teatro Castro Alves (1998 a 2005), de 2006 a 2008 assumiu a chefia de palco do Hotel Ibero Star. Foi cenotécnico em diversos espetáculos e shows, como  “Ensina-me a viver”, “Lábaro estrelado”, “Sarau do Brow”, “Ivete Sangalo” e “Saulo Fernandes”.  Fez a contra-regragem  de “Vixe Maria! Deus e o diabo na Bahia”, “os ikis”, “Atêlie de coreógrafos”, “07 contos” e “Gilberto Gil”. Serão ofertadas 20 vagas.

-Oficina de Composição de Trilha Sonora para Cena
Essa oficina se destina a apresentar aos participantes todos os aspectos da criação de uma trilha sonora, sonoplastia e direção musical para espetáculos cênicos, envolvendo simulações com a participação de todos e a apresentação em Power point  de exemplos de inserções musicais em cenas teatrais.  O instrutor Marcelo Neves é diretor musical e arranjador, estudou orquestração na Berklee College of Music de 1977 a 1979, teve larga atuação como saxofonista nos anos 1980 e 1990, tendo tocado com Gilberto Gil, Elba Ramalho, Luiz Melodia e Tim Maia. A partir de 1991 passou a se dedicar à composição, direção musical e arranjos, com notada atuação na área teatral. Trabalhou com diretores como Enrique Diaz, Aderbal Freire-Filho, Paulo José, José Wilker, Inez Viana, Pedro Brício, Camila Amado, Cibele Forjaz, entre outros. Vencedor de diversos prêmios, musicou mais de 200 espetáculos nos últimos 20 anos, tento trabalhado também para o cinema.

A oficina vai acontecer entre os dias 26 a 30 de outubro, das 13 às 17 horas, na Universidade Vila Velha (UVV). Serão ofertadas 20 vagas.

Inscrições

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Secult (www.secult.es.gov.br) e enviá-la para o e-mail formacao@secult.es.gov.br, até o dia 09 de outubro. As vagas serão preenchidas pela ordem de chegada das fichas de inscrição. Mais informações pelos telefones (27) 3636-7135/ 3636-7136.

Fonte: Secult -ES

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: