domingo, 18 de outubro de 2015

Corpo de Bombeiros alerta população para evitar incêndio florestal

A falta de chuva, o clima seco e as altas temperaturas têm aumentado o número de incêndios florestais no Estado. Somente nos últimos dias foram registradas várias ocorrências, em todo o Estado.

                                                                      Foto: Divulgação/Secom Bombeiros ES

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) está de prontidão para atender de forma ágil a essas ocorrências em todos os municípios do Espírito Santo, mas faz um alerta: a população deve colaborar com o trabalho da Corporação, já que a maioria dos registros é provocada por ação humana e não por combustão natural.

“A queima de lixo em terrenos é a principal causadora da propagação do fogo. Com esse período de seca o problema tende a se agravar. Guimbas de cigarro que são lançadas em áreas secas, especialmente às margens de rodovias, podem provocar incêndios de grandes proporções. Por isso, as pessoas devem tomar cuidado. Os danos ambientais podem ser irreparáveis e o risco à saúde das pessoas devido à inalação de fumaça também é grande”, alerta o capitão do CBMES, Daniel Alves Zandonadi, especialista em incêndio florestal.

A fumaça provocada pelos incêndios pode dificultar a visibilidade dos motoristas nas estradas e causar acidentes graves. “A fumaça é uma das propagadoras do incêndio. Ela resseca a vegetação e o calor causa o reinício do fogo em muitos casos”, explica Zandonadi.

O Corpo de Bombeiros alerta que colocar fogo em vegetação é considerado incêndio criminoso, que pode acarretar na detenção do autor do crime. Dependendo das consequências do incêndio, a reclusão pode chegar a quatro anos.

Acione o Corpo de Bombeiros:
Telefone: 193

Fonte: Secom Bombeiros ES

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: