terça-feira, 6 de outubro de 2015

A Luta contra o câncer na campanha “Outubro rosa” em Afonso Cláudio

Kennedy Lenk

A Campanha “Outubro Rosa”, é desenvolvida em todo Brasil com a finalidade de estimular a prevenção do câncer de mama e colo de útero nas mulheres. É o câncer que mais acomete as mulheres com idade, principalmente a partir de 50 anos. Afonso Cláudio, por meio da Secretaria de Saúde quer fazer a diferença no combate à doença, durante a campanha.

                                                                                                          Foto: Divulgação

O rastreamento do câncer de mama é feito através do exame de mamografia, que é o único com capacidade para detectar lesões não palpáveis. O Ministério da Saúde quer que a partir dos 50 anos as mulheres realizem o exame de mamografia para rastreamento.  Para os casos de risco (mulheres com histórico familiar ou com algum sintoma), acima de 35 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Afonso Cláudio, o autoexame das mamas deverá ser feito mensalmente, a fim de avaliar quaisquer alterações. Ainda segundo a Secretaria, o melhor período para realizar o auto exame é 10 dias depois do período menstrual. Se for detectado algo não usual, deve-se procurar um profissional para avaliar o caso.

Já o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Ele está relacionado com a infecção do vírus do HPV para se desenvolver. A transmissão do HPV ocorre por via sexual, com o contato com alguém que é portador do vírus. Na grande maioria dos casos a infecção pelo HPV é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.

A Secretaria relata ainda que, a infecção pode ser diagnosticada por meio da realização periódica do exame de preventivo. Para o rastreamento do câncer de colo de útero, a realização periódica do exame citopatológico continua sendo a estratégia mais adotada, segundo os profissionais da saúde.

A Secretaria realizará o mutirão de coleta de preventivo e solicitação de mamografia, teste rápido de Sífilis, HIV e Hepatite C, no dia 23 de outubro na Unidade de Saúde da Sede, a partir das 8 horas. Já nos dias 05, 08, 26 e 28 de outubro, será realizada na mesma Unidade de saúde a coleta de preventivo a partir das 18 horas, das mulheres que trabalham durante o dia.

No Bairro São Vicente, o mutirão de coleta de preventivo e solicitação de mamografia ocorrerá nos dias 14 e 22 de outubro. Já nos dias 13 e 20, será realizada a coleta de preventivo no período noturno a partir das 18 horas. A Secretaria lembra a todos, que será necessária a apresentação do Cartão Nacional do SUS.

Fonte: Montanhas Capixabas

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: