terça-feira, 16 de junho de 2015

Asteroide 1566 Icarus passa pela Terra nesta terça-feira (16)

Nesta terça-feira (16), o asteroide 1566 Icarus (ou Ícaro) vai passar na menor distância do Planeta Terra desde de 1968. De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), o corpo celeste vai passar a cerca de 21 vezes a distância entre a Terra e a Lua (o que dá cerca de 8 milhões de quilômetros). O fenômeno acontece às 18 horas (horário de Brasília).

                                                                                                            Foto: Divulgação

A distância pode parecer grande, mas apenas em 2090 (mais exatamente no dia 14 de junho) o asteroide voltará a ficar tão próximo do nosso planeta. Daqui a 75 anos, o 1566 Icarus ficará a cerca de 6,5 milhões de quilômetros da Terra. Apesar da “curta” distância, a Nasa afirmou que o asteroide não representa qualquer risco à Terra.

Como assistir à passagem do 1566 Icarus

Não será possível assistir ao fenômeno a olho nu. Porém alguns sites organizaram transmissões ao vivo da passagem do asteroide 1566 Icarus pela Terra. A Nasa disponibiliza em seu site oficial uma página sobre o evento. O projeto Slooh também organiza a transmissão ao vivo do evento.

O que é o 1566 Icarus

O 1566 Icarus (ou Ícaro) é um asteroide descoberto em 1949 por Walter Baade que tem a característica atípica ter a ponta da órbita mais próxima ao Sol do que o de Mercúrio. Foi nomeado em homenagem a Ícaro da mitologia grega, que voou próximo ao Sol na tentativa de fugir da ilha de Creta.

Confira o Calendário Astronômico 2015

Fonte: Agência Brasil

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: