quarta-feira, 13 de maio de 2015

Histórias de Dona Júlia e João Viola farão parte de livro sobre superação

Kennedy Lenk

Maria Francisca Simões, ou simplesmente “Dona Julia”. Uma descendente de escravos, residente em Afonso Cláudio, que é um exemplo de força e vivacidade. Com 114 anos, parte de sua história de vida já foi contada pelo portal Montanhas Capixabas e em breve será um capítulo com várias páginas de um livro da futura jornalista Camila Lenk.

                                                                           Foto: Kennedy Lenk/Rádio Educadora

Não é de conhecimento dos amigos qual a data que dona Julia chegou a Afonso Cláudio. O que se sabe ao certo, é que ela conquistou a todos com sua simpatia e história de vida. História que ela ainda conta com uma lucidez de fazer inveja. No dia 09 de janeiro de 2016, Maria Francisca Simões completará 115 anos e, como de costume, soprará todas as velinhas do bolo.

Conquistada por Dona Julia, a família Bragato a presenteou com uma aconchegante casinha no Bairro Grama. Lá, a centenária é bem cuidada e transmite às pessoas um pouco de sua sabedoria e simplicidade. Se perguntar a ela sobre sua juventude, primeiro vem o sorriso e depois muita prosa sobre namorado e forró, que ela dançava nos terreiros de terra batida.

Camila Lenk, que fez TV e hoje faz radiodifusão em Vitória, está debruçada sobre histórias de superação e de vivacidade, para um livro que faz parte de um trabalho do último período do curso de jornalismo. Entre vários personagens, estão Dona Julia e João Francisco de Oliveira, o “João Viola”, que, de catador de latinhas, virou vereador em Brejetuba.

                                                                                                           Foto: Julio Huber


De acordo com Camila, a ideia do livro é contar histórias de vida de pessoas comuns, que ultrapassam as barreiras cotidianas por meio da fé. “Nesse processo de construção do projeto, logo pensei na Dona Júlia e no vereador João Viola, que são exemplos de força, superação e vivacidade. Dona Julia é exemplo de tudo isso. Uma mulher, que aos 114 anos, é marcada pela fé e pela alegria de viver”, disse Camila.

Fonte: Montanhas Capixabas

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: