domingo, 1 de março de 2015

Governo vai fortalecer a agricultura familiar no Espírito Santo

Ampliar os investimentos e fortalecer a agricultura familiar no Espírito Santo, promovendo a inclusão social e econômica e gerando mais oportunidades no campo. Esses são os principais objetivos do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que irá financiar projetos produtivos coletivos da agricultura familiar capixaba. O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), está elaborando o primeiro edital do Funsaf, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre.

                                                                                            Foto: Divulgação/Incaper

Além de aporte financeiro, o Funsaf oferecerá apoio técnico às iniciativas na área da agricultura familiar, que serão selecionadas por meio de Chamadas Públicas. Poderão ser beneficiadas associações, cooperativas de agricultores familiares, instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias e prestadoras de serviços de assistência e extensão rural.

 Reforma Agrária

O primeiro edital do Fundaf será direcionado para os assentamentos, beneficiando as mais de 3.500 famílias assentadas hoje no Estado. Os recursos vão garantir apoio a projetos de associações e cooperativas dos assentamentos que visem auxiliar os processos de agroindustrialização, beneficiamento e comercialização, contribuindo para que eles se tornem mais produtivos e aumentando a geração de renda para os trabalhadores.

                                                                                          v Foto: Divulgação/Incaper

O fundo será gerenciado por um Comitê Gestor, que terá, entre outras atribuições, a de estabelecer as prioridades e diretrizes para aplicação dos recursos. O Comitê será composto por oito integrantes, com representantes da Seag, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Bandes, do Movimento Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

O Funsaf se une a iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de outras que contribuem para o aumento da renda das famílias produtoras e fortalecem a política de segurança alimentar. O fundo conta com o apoio técnico e financeiro integrado entre Bandes e BNDES.

Fonte: Seag-ES

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: