segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Voluntários conseguem manter estoque de sangue no feriado, mas hemocentros ainda precisam de doações

Nas duas semanas que antecederam o Carnaval 2015, os hemocentros vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) receberam um total de 2.469 voluntários para doação de sangue, resultando em 1.780 coletas efetivamente. As doações ajudaram a manter o estoque dos bancos de sangue durante o feriado, beneficiando quem precisou de algum atendimento de emergência e também os pacientes crônicos que necessitam de hemoderivados.

                                                                                                 Foto: Divulgação Sesa

Apesar da grande contribuição dos doadores, a quantidade de voluntários ainda é considerada baixa, principalmente para um período de tanta necessidade como um feriado prolongado. “Houve um aumento de doações nos dias que precederam o Carnaval no hemocentro de São Mateus se compararmos com os dias normais. No entanto, esse aumento não foi percebido em outros hemocentros do Estado no mesmo período”, ressalta o diretor-geral do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), Antônio Peçanha.

Ele pede aos voluntários que procurem os hemocentros localizados em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus para ajudar a abastecer o estoque de sangue não somente para os feriados, mas durante todo o ano.

“Precisamos de voluntários constantes para manter os estoques em um nível sempre satisfatório. As pessoas devem se conscientizar da importância desse ato e tornar a doação de sangue uma rotina”, salienta o diretor-geral do Hemoes.

Peçanha comenta que todo o procedimento leva em torno de 40 minutos, sendo de quatro a dez minutos de coleta. E o mais importante: a doação pode salvar a vida de até três pessoas.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passa por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar sangue

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) 
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30.

- Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07 às 15h30.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Fonte: Secom-ES

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: