sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Escola Aberta: atividades retomarão no dia 17 de janeiro

Tecnologia, artes marciais, sustentabilidade e cultura são algumas das modalidades educacionais oferecidas aos finais de semana em 59 escolas da rede estadual para estudantes e comunidade, por meio da ação “Escola Aberta”, oferecida pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Em 2015, as atividades, que também fazem parte do Programa Mais Educação, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), serão retomadas no dia 17 de janeiro.

                                                                                              Fotos: Divulgação/SEDU
Serão realizadas oficinas de futsal, capoeira, balé clássico, informática, violão, reciclagem de lixo, ginástica, dança, teatro, coral, dentre outras. As oficinas visam atender a demanda das comunidades participantes. A ação, além de ampliar as oportunidades de acesso ao espaço de promoção à cidadania, utiliza a criatividade como principal ferramenta para integrar a população ao grupo escolar, como explica a técnica e coordenadora da “Escola Aberta”, Vânia de Lucena Marciano.

“A “Escola Aberta”aposta em uma abordagem metodológica e em estratégias pedagógicas que privilegiem o conhecimento local, o informal, o saber popular e a cultura regional, de forma a colaborar para a construção de espaços de cidadania”, destacou.

Avaliação

Como ferramentas de monitoramento, os 11 supervisores que atuam nas Superintendências Regionais de Educação utilizam formulários específicos para auxiliar no diagnóstico e levantamento de dados referente ao desenvolvimento do programa. Desta forma, possibilitando análise e planejamento das ações ao longo do ano, bem como manter os registros do quantitativo de participantes por oficinas, relatórios de visita às escolas.

“Assim, com percentuais positivos, surge à possibilidade de utilização dos espaços da escola como quadras esportivas, laboratórios e bibliotecas, o que contribui para que os educandos tenham a oportunidade de aprender alguma atividade que contribua para a melhoria do comportamento dos alunos na escola regular em vários aspectos: sociabilidade, respeito, interesse, disciplina e comportamento”, frisou a técnica e coordenadora da “Escola Aberta”, Lígia Lobo Azevedo.

As oficinas da “Escola Aberta”, no ano de 2014, tiveram início em julho e serão enceradas em julho de 2015. Para participar das atividades é simples: basta o interessado procurar o coordenador do programa na unidade de ensino, fazer a inscrição e aproveitar ao máximo a ação gratuita escolhida.

Escola Aberta

A intenção da ação é estreitar as relações entre escola e comunidade, contribuir com a consolidação de uma cultura de paz e promover a formação cidadã de todos os que estejam envolvidos na escola e em seu entorno.

A “Escola Aberta” realiza atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer, de geração de renda e qualificação profissional, visando fortalecer a autoestima e a identidade cultural das diferentes comunidades.

A abertura das escolas aos finais de semana vai além da simples utilização do espaço físico. Essa medida permite a prática de ações pacíficas e duradouras e a conexão entre o universo pedagógico e o sociocultural, proporcionando uma real mudança comportamental da comunidade.

Mais Educação

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, em parceria com o Governo do Estado.

Tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, criando novas oportunidades de aprendizagem, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar e ampliação do universo de experiências socioculturais, esportivas e de iniciação científica.

Para tanto, prevê a articulação com políticas sociais para oferta de atividades pedagógicas e socioeducativas e de convivência no turno ampliado escolar, onde são desenvolvidas atividades diversificadas, atrativas e ações pedagógicas sociointegradoras.


Lista das 59 escolas beneficiadas pelo Escola Aberta

EEEF Daniel Comboni
EEEF Carolina Passos Gaigher
EEEF Clube do Bosque
EEEF Coramara
EEEF Graúna
EEEF Maria Angelica M Santana
EEEF Prof Amelia Toledo do Rosario
EEEF Rotary
EEEFM Francisco Coelho Avila Junior
EEEFM Newtro Ferreira de Almeida
EEEFM Prof. Domingos Ubaldo
EEEFM Profª Hosana Salles
EEEFM Profª Petronilha Vidigal
EEEFM Quintiliano de Azevedo
EEEFM Washington Pinheiro Meirelles
EEEF Wilson Resende
EEEF Francisco Nascimento
EEEF Germano André Lube
EEEF Jones José do Nascimento
EEEFM Almirante Barroso
EEEFM Clotilde Rato
EEEFM Des Carlos Xavier Paes Barreto
EEEFM Francisca Peixoto Miguel
EEEFM Getúlio Pimentel LoureiroEEEFM - Prof. Mº Olinda de Oliveira Menezes
EEEFM Juraci Machado
EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli
EEEFM Marinete de Souza Lira
EEEF Eulália Moreira
EEEF Mariúza Sechin
EEEF Stellita Ramos
EEEFM Afonso Schwab
EEEFM Alzira Ramos
EEEFM Ana Lopes Balestrero
EEEFM Ary Parreiras
EEEFM Coronel Olímpio Cunha
EEEFM Itagiba Escobar
EEEFM Jesus Cristo Rei
EEEFM José Leão Nunes
EEEFM José Moysés
EEEFM Maracanã
EEEFM Prof.º Joaquim Barbosa Quitiba
EEEFM Profª Maria Poyares Labuto
EEEFM São João Batista
EEEFM Saturnino Rangel Mauro
EEEFM Arquimimo Mattos
EEEF José de Caldas Brito
EEEF Prof. Manoel Abreu
EEEF Regina BanhosEEEF Vila Regência
EEEFM Luiz Manoel Velozo
EEEFM Adolfina Zamprogno
EEEFM Agenor de Souza Lé
EEEFM Assisolina Assis de Andrade
EEEFM Catharina Chequer
EEEFM Judith da Silva Goes Coutinho
EEEFM Padre Humberto Piacente
EEEFM Profº Geraldo Costa Alves
EEEFM Silvio Roccio

Fonte: Sedu

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: