sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Alunos do Projeto de Alfabetização "Vivendo e Aprendendo" recebem certificados em Marechal Floriano

“Nunca é tarde para aprender”.  Esse é o lema de uma turma animada, que já passou há muito tempo da idade escolar, mas que não teve vergonha de enfrentar oito meses de curso noturno, para se alfabetizar. Na semana passada, 40 alunos  receberam o certificado de conclusão do Projeto de Alfabetização de Adultos “Vivendo e Aprendendo”, que faz parte do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

                                                                                                   Foto: Secom PMMF

Olhos atentos, mãos ansiosas, todos aguardavam o grande momento de pegar o certificado e, melhor que isso, entender o que está escrito ali. “Agora consigo ler na igreja e entender o que diz esse certificado. Antes, eu não entendia nada”, diz, orgulhosa, a idosa Guirma Rangel.

Os 40 alunos – com idades acima de 18 anos até mais de 60 anos – fazem parte de cinco turmas de Marechal Floriano: EMEF Araguaya, em Araguaia; CEMEI Maria Knidel Lube, em Santa Maria; EMEF José Aloísio Simom, Betinho Simão; EMEF Elisiário Ferreira Filho, na Sede, e Igreja de Santa Rita, em Santa Rita.

A carga horária das turmas é de 10 horas por semana, divididos em três dias. As aulas acontecem à noite.

“Foi uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de Marechal Floriano e a Superintendência da Secretaria de Estado da Educação de Cariacica. O programa só foi efetivado devido ao empenho da prefeitura  e, principalmente, da coordenadora Verônica Francisca Monteiro”, destacou Líria das Graças Simões, que coordena o projeto na Superintendência da Sedu de Cariacica, juntamente com Vera Lúcia Soares.

O projeto foi considerado um sucesso e teve o objetivo plenamente alcançado. “Muitos desses alunos não sabiam escrever nem o nome. Não reconheciam o alfabeto e os números. Devido ao esforço dos professores, isso mudou. O sonho de muitos alunos era escrever o próprio nome, tirar habilitação e, como muitos freqüentam igrejas, ler a Bíblia“, afirmou a coordenadora local do PBA, Irani, Delvage da Silva Nalesso.

Verônica Francisca Monteiro frisou que, na avaliação do Estado, o PBA de Marechal Floriano foi o que deu o melhor resultado, devido à organização e o desempenho da equipe pedagógica.

O prefeito Lidiney Gobbi frisou que “oportunidade não tem idade”.  “Na véspera de Natal, Marechal recebe um presente, que é a licitação para a construção da nova Escola Mauro Christo, no valor de mais de R$ 8 milhões. Essa é uma grande oportunidade, e essa escola servirá para atender a toda a comunidade. Todos nós, independente de religião, lemos a Bíblia, que pode ser uma luz para a nossa vida. Quero deixar os meus parabéns a todos vocês, que aproveitaram essa oportunidade de estudar. Tenho a certeza que todas as famílias vão ter muito orgulho, pois vocês são exemplos para todos nós”.

Após a entrega dos certificados, os alunos receberam um caderno e participaram de uma confraternização.

Fonte: Secom PMMF

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: